DELTA H.
A terceira edição do Encontro Científico do DELTA H será realizada no dia 16 de outubro de 2024, em sessão independente dentro do 51° Congresso Brasileiro de Geologia (51° CBG) em Belo Horizonte, MG.
Assim como 51° CBG, o DELTA H será realizado no CENTERMINAS Expo.
Endereço: Pastor Anselmo Silvestre, 1495 - 4º Andar - Dom Joaquim, Belo Horizonte - MG, 31170-678, Brasil.
Confira a programação abaixo.
PALESTRANTES PRINCIPAIS
Massachusetts Institute of Technology
Taylor Perron estuda os processos físicos que criam paisagens na Terra e em outros planetas. Os esforços de seu grupo atualmente seguem três temas: a formação e evolução de redes fluviais; a influência do clima na erosão e paisagens; e paisagens em Marte e Titã (a maior lua de Saturno).
University of Michigan
Atualmente, estou focada na intersecção de processos de superfície e mudanças socialmente relevantes para paisagens naturais. Motivada pela importância de paisagens íngremes no sistema da Terra e seu papel fundamental como local de riscos naturais, estou profundamente interessada em alavancar a pesquisa de riscos naturais para avançar na compreensão de processos geomórficos e atender às necessidades sociais em várias escalas e disciplinas. Este objetivo de pesquisa é parte de uma visão maior que conecta tectônica de placas e sistemas de erosão. Eu uso uma variedade de abordagens, incluindo geologia de campo, termocronometria, geologia estrutural, sensoriamento remoto e modelagem.
University of Michigan
Geological Society of America, Presidente eleito
Os interesses de pesquisa de Nathan Niemi estão na deformação continental, com ênfase em sistemas tectônicos ativamente deformados. Mapeamento de campo detalhado, estudos neotectônicos, geodésia, termocronologia e isótopos aglomerados e estáveis são alguns dos métodos que ele aplica para comparar como a deformação da crosta é acomodada durante a orogênese em uma ampla gama de escalas de tempo, de décadas a dezenas de milhões de anos.
JOVENS PESQUISADORES
PALESTRANTES
HELEN DIAS
Universidade de São Paulo
Trabalha com movimentos de massa, com ênfase em escorregamentos, utilizando tecnologias de sensoriamento remoto e análise estatística. Atualmente, conduz pesquisas focadas no reconhecimento e criação de inventários de movimentos de massa, além da avaliação da suscetibilidade em diferentes regiões.
Universidade Federal do Espírito Santo
SALOMÃO CALEGARI
Meus estudos envolvem a investigação dos processos tectônicos, antigos e recentes, registrados ao longo de margens continentais passivas. Atualmente, tenho me empenhado em compreender o papel das zonas de fraquezas crustais na evolução de paisagens, na estruturação da margem e na organização de bacias sedimentares.
ARIEL PRADO
Universität Bern
Especialista em modelagem estocástica e evolução de paisagens, com expertise no uso de drones e fotogrametria para gerar ortomosaicos e modelos de elevação digital de barras de rios de montanha, utilizados para medir grãos, declividade e rugosidade. Atualmente, explora como se formam pacotes sedimentares nos leitos dos rios e como isso afeta o transporte de carga de fundo. Além disso, tem estudado o impacto das barragens de contenção no transporte de sedimentos em rios nos Alpes suíços.
AGENDA
08:00
08:15
08:45
09:30
10:00
10:30
11:15
11:45
13:00
18:00
Boas Vindas!
Abertura e informes
Salomão Calegari - Jovem pesquisador
Tectônica rúptil em margens passivas: como a dinâmica das falhas pode influenciar sua análise topográfica
Nathan Niemi
Exhumation over Eons - Using low-temperature thermochronology to probe geomorphic process in deep geologic time
Intervalo
Informes, discussões
Helen Dias - Jovem pesquisadora
Decifrando a paisagem com OBIA: Analisando movimentos de massa
Marin Clark
Using land surface hazards as an observatory: from societal impact to mountain belt evolution
Ariel Prado - Jovem pesquisador
Why do instantaneous bedload flux predictions fail? The grain-size sorting problem
Taylor Perron
River basin reorganization: Which way, how fast, and so what?
Encerramento da sessão
Pop-up talks!
Local: Em breve!
Pop-up Talks
apresente
seu trabalho em
2 minutos!
O que é? Os Pop-up Talks são falas curtas sobre a sua pesquisa, descrevendo sucintamente os resultados, a sua importância e direções futuras. Também pode ser usado para anúncios sobre revistas, editais, iniciativas de sociedades, etc.
Qual o propósito? Integrar a comunidade, romper as barreiras formais do meio acadêmico e ajudar a divulgar as atividades que cada discente, professor(a) e pesquisador(a) está realizando e, com isto, fomentar debates e criar oportunidades para novas colaborações. É uma ótima oportunidade para alunos apresentarem suas pesquisas em um formato descontraído e objetivo.
Quem pode apresentar um Pop-up Talk? Qualquer participate do DELTA H.
Como participar? Envie seu slide em formato PDF ou PowerPoint para deltah.brasil@gmail.com até 17:00 do dia 15/10 incluindo o seu slide (apenas 1 slide) e o seu nome. Use "Pop-up Talk" como "Assunto" da mensagem. Se você enviar um email sem anexo, entenderemos que sua fala não precisará de apresentação.
Qual o formato? Na sua vez, você será chamado(a) e terá 2 minutos cronometrados para fazer sua apresentação. Seu slide será projetado na TV ou telão do bar.
Local: Bar local a definir.
Início: 18h