
Edição
2022
12 a 17 de abril de 2022
Museu de Ciência e Técnica, Escola de Minas
Ouro Preto, MG

Reunião Científica sobre Evolução de Paisagens
VEJA COMO FOI A PRIMEIRA EDIÇÃO!
PESQUISADORES CONVIDADOS


VICTOR SACEK

Universidade de São Paulo (USP)
Sou geofísico formado pela USP, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, pai de um menino e uma menina e, nas horas vagas, gosto de olhar para o céu com um telescópio e uma câmera. A astrofotografia é um hobby para buscar serenidade e um pouco de inspiração. Além de tocar piano, também cultivo e estudo o mundo das orquídeas, uma atividade que herdei do avô. Meus interesses de pesquisas são em geodinâmica do manto, reologia da litosfera e interação entre processos superficiais e tectônicos em margens continentais. Lidero o Grupo de Tectonofísica no IAG/USP, contribuindo no desenvolvimento e utilização de códigos numéricos com enfoque em Geodinâmica Computacional.
SEAN GALLEN

Colorado State University
Sou Assistant Professor no Department of Geosciences da Colorado State University. Sou um Geocientista interessado em entender como paisagens evoluem em escalas de espaço e tempo variadas. Meus interesses de pesquisa estão na interseção entre processos geomorfológicos, atividade tectônica, eventos naturais extremos potenciais, geoquímica, geologia estrutural e geodinâmica. Meus projetos são multidisciplinares e integram estudos de campo detalhados, análise quantitativa de topografia digital, geocronologia, modelagem numérica e análises de dados e laboratoriais. Atualmente, trabalho em tópicos acerca do desenvolvimento topográfico sobre zonas de subducção, a influência de “eventos extremos” e a coevolução de paisagens e espécies aquáticas.


NICOLE GASPARINI

Tulane University
Sou Associate Professor do Department of Earth and Environmental Sciences na Tulane University. Eu me interesso em como as paisagens chegaram ao que são e para onde vão. Em outras palavras: por que a superfície da Terra tem as suas formas e como elas mudam? Processos diferentes controlam como a paisagem muda ao longo do tempo. Se podemos expressar esses processos na forma de equações e quantificar como forças externas, como a chuva e os seres humanos, controlam esses processos, nós podemos começar a entender por que as paisagens são da forma como são e como podem estar mudando. Sou co-desenvolvedora do CHILD Landscape Evolution Model e do Landlab, duas ferramentas amplamente utilizadas para modelagem de processos superficiais. Meu grupo utiliza a observação de campo, simulação numérica da paisagem, dados de sensoriamento remoto e outros dados coletados por colaboradores e agências governamentais, para explorar questões que interligam hidrologia, tectônica e sedimentologia tendo a geomorfologia como tema central.
JOVENS PESQUISADORES


JÉSSICA MIRANDA

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Sou formada em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas e sou mestre em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Atualmente, sou doutoranda no Programa de pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná e estou trabalhando com reativação de falhas no Cenozóico ao longo de zonas de cisalhamento e de falhas pré-existentes no Arco de Ponta Grossa. Meus principais interesses em pesquisa recaem sobre neotectônica e evolução da paisagem, mediante uma abordagem integrada, envolvendo estudos de campo, geomorfologia quantitativa, geologia estrutural e análises de dados e laboratoriais.
FERNANDA RODRIGUES

Universidade de São Paulo (USP)
Fernanda é geóloga e mestre em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), quando desenvolveu pesquisas com ênfase na evolução de sistemas eólicos costeiros. Atualmente, sua pesquisa de doutorado (no IGc-USP) foca no uso de técnicas de luminescência para desvendar a evolução de substratos arenosos amazônicos e sua relação com a biodiversidade atual de ecossistemas de vegetação aberta. Principais temas de interesse são: técnicas de luminescência aplicadas a cronologia e proveniência de sedimentos; evolução da paisagem durante o Quaternário.




DANIEL PEIFER

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Sou geógrafo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possuo PhD em Geographical and Earth Sciences pela University of Glasgow (UK). Atualmente sou pósdoc no Departamento de Geologia da UFMG. Meus interesses em pesquisa são nos processos superficiais e evolução de paisagem especialmente nas interconexões entre a dinâmica crustal, os processos erosivos modulados por condições climáticas e a erodibilidade das rochas, e feedbacks isostáticos-flexurais. Combina expertise em: i) extração de informações quantitativas a partir da aplicação de algoritmos sofisticados em modelos digitais de elevação; ii) derivação de idades e taxas de denudação usando abundâncias de nuclídeos cosmogênicos em rochas e sedimentos detríticos; e iii) aplicação de modelos numéricos para testar cenários de mudanças topográficas e prever a morfologia da superfície a partir de diferentes condições tectônicas e climáticas.

8:00
Café!
18:30
Happy
Hour!

MINI CURSOS
13 de Abril 2022
Advanced Topographic Analysis with
Sean Gallen:
1 Day

13 e 14 de Abril 2022
Numerical Modeling of Landscape Evolution with Nicole Gasparini:
1,5 Days
CONFIRA O CRONOGRAMA - 12/04/22
10:15


Victor
Sacek
11:25


Fernanda
Rodrigues
14:00


Jéssica
Miranda
14:40


Sean
Gallen
16:00


Daniel
Peifer
16:45


Nicole
Gasparini
9:00

Boas Vindas

Ficha técnica:
Coordenação geral: Pedro Val (UFOP)
Comissão de Organização: Marcilene dos Santos (UNESP), Fabiano Pupim (Unifesp), Daniel Peifer (UFMG), Nelson Fernandes (UFRJ) e Pedro Val
Idealizado por Pedro Val, Daniel Peifer e Nelson Fernandes